quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fanzine!

ESTEREÓTIPOS

O que são estereótipos? Um julgamento precipitado que fazemos de algo, sem termos total conhecimento do que se trata.
Por muitas vezes criamos imagens erradas de alguma coisa (ou pessoa) e passamos a ter aversão por ela, sem nos preocuparmos em saber se o que pensamos é realmente verdadeiro. Um exemplo de estereótipo é quando andamos pelas ruas e discriminamos as pessoas diferentes de nós; seja por seu jeito de falar, vestir-se, andar, comportar-se, etc. E com base somente nessas observações aprofundamos ainda mais esse julgamento, até nos permitindo especular sua classe social, moradia e condições financeiras. Isso ocorre não somente com pessoas, mas também com objetos e marcas. Quem nunca deixou de comprar algo por seu preço muito barato, por desconfiar de sua qualidade, ou comprou algo caro, por achar que duraria mais tempo ou seria melhor?
Todos esses prejulgamentos que fazemos são estereótipos que criamos para determinada coisa (ou pessoa) por não termos conceitos certos (ou mais amplos) formados sobre ela.

A mídia é um dos maiores geradores de estereótipos porque, sendo ela vista de várias maneiras e por milhões de pessoas, acaba reforçando ainda mais os preconceitos que já carregamos em nós, nos deixando cada vez mais racistas e fechados ao diferente.
Quando ligamos a televisão ou abrimos um jornal e nos deparamos com notícias de violência, desrespeitos às leis, exploração, etc., que são fatos que normalmente estão relacionados à periferia, passamos a ter uma visão de que aquele lugar não trará nada de bom para a sociedade e passamos a agir como se ele não existisse ou o discriminamos por achar que não há mais soluções para ele.


Amanda Freire e Roberta Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário