quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A INFLUÊNCIA DA TV
NAS NOSSAS VIDAS


A TV nos influencia por meio dos programas que mais passam: jornais, novelas, programas de baixaria, etc. Por exemplo, na TV passa muitos jornais que falam sobre o dia-a-dia das pessoas; traficantes que matam para sobreviver e morrem se não cumprirem o seu dever com o tráfico, que é matar, roubar e, em alguns casos, usar cocaína, pedra, crack, maconha, entre outros. Já as novelas nem sempre mostram o que é real, por exemplo, “Caminho das Índias” mostra o lado contrário da vida dos indianos, mostra só a riqueza e a beleza da Índia, mas sabemos que aquele país também é muito pobre. Já os documentários muitas vezes mostram o lado verdadeiro da vida.
A TV nos influencia, pois exibe programas para dar mais audiência. As emissoras acham que ao passar mais coisas, como “Casos de Família”, que tem muita baixaria, vai dar ibope, que os brasileiros gostam disso. O programa do Ratinho é outro exemplo. Há quatro anos tinha muita audiência, do meio para o fim foi perdendo ibope, acabou saindo do ar e voltou em janeiro de 2009, com mais informações, recuperando a audiência. Alguns programas da TV Cultura não têm audiência, apesar de terem muita informação, porque não têm baixaria nem são parecidos com “Casos de Família”, “Ratinho”, etc.

As propagandas que passam são sempre com modelos ou celebridades. Nenhuma pessoa desconhecida ou da periferia é chamada para realizar esses papéis. Há também uma má influência, por exemplo, no caso dos jogadores que fazem propaganda de bebidas alcoólicas e podem até influenciar os jovens a beber, pois eles falam bem da bebida, no lugar de ajudar a não beber e a praticar esportes. A bebida prejudica as pessoas, principalmente a imagem dos jovens que moram na periferia, pois a maioria das pessoas pensa que quem bebe são os jovens da periferia e daí podem achar que eles são um lixo e nunca vão ter nada na vida. Só que é o contrário, alguns deles não são totalmente o que eles pensam, são pessoas humildes que trabalham e estudam.

Michele Kelly e Izamara Franciele

Nenhum comentário:

Postar um comentário